FANDOM


19---The-Sun

A carta de número 19 do Tarot clássico: O Sol.

"O Sol" é a carta representada pelo número 19 dos Arcanos Maiores no Tarot clássico. Em suas aparições ela significa uma grande transformação na vida do consulente. Esta mudança nem sempre é negativa, sendo portanto injustificado o temor que muitos têm dessa carta.

SignificadosEdit

Dentre os diversos significados conhecidos e atrelados a esta carta, estão:

  • Vitalidade e alegria;
  • Ressurreição diária ao final da noite;
  • Intuição, clareza;
  • O princípio celeste: Luz e Razão;
  • Concórdia e Influência solar.

Possíveis interpretaçõesEdit

As crianças de olhos abertos representam a consciência sobre os medos e ilusões do inconsciente. O Sol traz mudanças, positivas e esperançosas, geralmente. Durante a fase em que o Sol aparecer, a realização de todos desejos é possível. Fase de otimismo de alegria que dá capacidade para ver toda a beleza da vida. Capacidade para aceitar a vida conforme ela é e para viver contente com as alegrias que percebe que tem no dia-a-dia.

Embora a carta seja muito positiva ela dificilmente apresenta aspectos negativos, mas não são descartadas algumas possibilidades negativas quando esta carta se relaciona a outras dentro de uma leitura mais abrangente. As atividades desempenhadas por aqueles que tem a proteção do Sol, ganham maior chance de sucesso, mas especialmente nas que se referem a arte ou que se relacionam com a beleza, a perfeição, o lazer, a alegria e todas aquelas que dependam da aprovação do público, ou de determinado público.

HistóriaEdit

Para alguns estudiosos, este arcano não tem originalidade iconográfica, já que a sua figura central – o Sol – é a mesma que pode ser encontrada em qualquer figuração do astro, e que os elementos restantes são também especialmente pobres. Talvez os dois meninos façam uma alusão astrológica ao signo de Gêmeos, período do ano que, no hemisfério norte, corresponde ao solstício de verão.[1]

Na escala individual, simbolizam a tarefa de regeneração que o universo começou a realizar a partir da queda. Certos autores consideram-os como “aqueles que reconquistarão o Paraíso”. Relacionado ao aspecto Filho das divindades trinitárias, as qualidades do Sol aparecem freqüentemente como atributos dos heróis, seja porque estes são exaltados à altura do Sol, ou porque o sol se manifesta de maneira excepcional em alguma circunstância de suas vidas. Um exemplo é que o Sol se oculta prodigiosamente como protesto pela morte do eleito, nas lendas de Héracles e Sigfrido.

Como no caso do arcano XVIII (A Lua), no entanto, é necessário prevenir contra uma excessiva ênfase no simbolismo solar do arcano XVIIII, o que lhe daria uma importância desmedida no conjunto das vinte e duas cartas.

ReferênciasEdit

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.