FANDOM

Esta página contém sistemas extras que adicionam dinâmicas e conteúdo para o jogo. O sistema principal funciona independente deles e caso um mestre decida, ele não precisa usar este manual obrigatoriamente.

Esses sistemas foram feitos especialmente para a campanha original dos criadores do Dragon Fantasy Saga RPG para funcionar de certa forma específica e talvez nem todos os mestres possam aplicá-los, entretanto são altamente adaptáveis para quem se interessar.

Esta página é dividida porr partes que funcionam sem dependência uma das outras, então sempre antes de uma campanha começar, tenha certeza quais sistemas os mestres vão usar, para também entender como funcionam.

Sistema de ReputaçãoEdit

Já pensou que as interações entre os personagens e NPCs poderiam ter impactos maiores, além de serem mais complexas? Esse sistema leva essa dinâmica mais a fundo, focando-se nas interações sociais dos personagens e NPC's/organizações/reinos, etc.

A reputação de um personagem serve para muitas coisas, inclusive pode facilitar ou dificultar sua jornada em certos aspectos especiais. Conforme os jogadores progredirem durante o jogo, fizerem amizades, interagirem com NPC's e resolverem missões, eles ganharão pontos de reputação com determinados grupos aos quais os NPC's pertencem ou importantes organizações do mundo.

Esses pontos representam o quão forte ou fraca é a ligação do personagem com tais organizações/NPCs, indo desde a “amigável” até “hostil”. O medidor de reputação varia de -100 a 100 onde progride mais lentamente de 0 a 100 e vai mais rápido de 0 a -100 (já que ódio é mais fácil de construir do que confiança e bons status).

Esses pontos são dados pelo mestre em situações que ele ache conveniente o progresso social dos personagens mediante a tal NPC ou organização. Certos grupos e organizações poderão providenciar itens especiais, aquisições raras e até mesmo ajudar os jogadores que tiverem uma boa reputação. Fazer inimizades pode trazer problemas e recompensas para a cabeça do personagem. Algumas missões só podem ser feitas com certos níveis de amizade também.

Regra do Livre UsoEdit

O sistema de Dragon Fantasy Saga RPG foi feito para você poder ser quem quiser sem o menor medo das implicações que isso tem. Foi feito permitindo uma liberdade de escolha ampla e honesta, tendo sempre como alvo uma relação saudável entre mestres e jogadores.

Essa regra está altamente ligada com isso e com a criação de personagem . Muitas vezes quando os jogadores estão criando seus personagens, se baseiam em imagens e grandes figuras já conhecidas para construir principalmente a aparência do personagem, deixando assim o jogador satisfeito. Além da descrição, muitas vezes uma foto, uma arte, um desenho ou mesmo traços rabiscados ajudam a concretizar a forma que aquele personagem realmente é e se manifesta.

Tendo isso em mente, o jogador tem total liberdade de escolher qualquer arte, foto, desenho ou personagem que tenha em mente para usar como uma representação da forma física de seu personagem no RPG.

Por exemplo, vamos supor que num grupo de três jogadores, temos um fã de animes, um fã de videogames e um fã de séries de RPG clássico. Na criação de personagem, cada um já tinha em mente como queriam que seus personagens parecessem e por isso, anexaram às seguintes imagens as suas fichas como representação de um avatar pro personagem:

  • Jogador A (Fã de animes), quis que seu personagem se parecesse muito com o Kenshin Himura da série de anime Samurai X;
  • Jogador B (Fã de videogames), quis que seu personagem se parecesse com Tommy Vercetti de GTA: Vice City;
  • Jogador C (Fã de RPGs clássicos), quis que seu personagem se parecesse com a Mist da série de jRPG Fire Emblem.

Viu só como três jogadores puderam unir três personagens tão diferentes e distantes num mesmo mundo? É importante citar que o jogador não deve fazer um personagem exatamente igual ao da foto com que pegou, pois isso será considerado plágio e falta de originalidade. Ao mesmo tempo, não é por que o Personagem B se parece com Tommy Vercetti, que ele precise necessariamente agir como Tommy agiria em GTA. É até recomendável que os jogadores não se prendam muito em clichês e cópias desses personagens para evitar problemas e desinteresse geral no RPG.

Recomendamos fortemente também que os jogadores busquem ser originais. Por ser original, nos referimos a evitar grandes personagens conhecidos como, por exemplo, Goku, Seiya de Pégasus ou o tigre Tony da caixa de cereais Kellogs. Recomendamos e estimulamos também a originalidade em questão de criações próprias. Jogadores que desenharem seus próprios personagens ou mesmo os criarem de forma única, podem ganhar certos bônus na área do Hall da Fama.

Feedback e Hall da FamaEdit

É de extrema importância tanto para os mestres, quanto para os jogadores e os criadores do sistema termos um feedback sobre o andamento do RPG, da história, das sessões e das mecânicas gerais do jogo. Por isso, esse sistema visa ajudar a administrar e fazer um controle de qualidade do jogo de forma constante, aprimorando sempre o que for necessário.

Um jogador terá uma espécie de um “perfil” onde acumulará Pontos de Glória. Esses pontos representam quanto um jogador ajudou e contribuiu com o crescimento e aperfeiçoamento do RPG , sejam com sugestões construtivas de melhora pro sistema, pra história, conselhos técnicos pros outros colegas de grupo, e coisas do tipo. Cada mestre pode dar de 10~50 pontos de glória dependendo do que o jogador fizer e contribuir.

Um jogador que receber o mínimo de 1 ponto de glória já entra automaticamente num ranking especial, no 'Hall da Fama. O Hall da Fama mostra os grandes contribuintes do RPG desde o seu primeiro grupo de existência até os mais recentes. Os pontos de glória servem somente para a colocação e definição do ranking no Hall da Fama' e de forma alguma estimulamos a competição entre os jogadores por quem tem mais pontos ou não.

Lembre-se que qualquer contribuição é bem vinda, e não importando se você tem 10 ou 5000 pontos de glória, você é especial para nós e ajudou a fazer e a participar da história de vida do Dragon Fantasy Saga RPG!

PvP (Player VS Player)Edit

O sistema de PvP (Player versus Player ou em português: Jogador vs Jogador) é uma das possibilidades extras de diversão do RPG. Como o próprio nome diz esse modo foca no confronto entre dois (ou mais) jogadores de forma que o combate e ação sejam priorizados acima do desenvolvimento da história ou fundamentação de aspectos conceituais da linha principal de um jogo.

Não há uma regra certa pra determinar a ocorrência desse sistema, entretanto, ele geralmente acontece fora das sessões principais de jogo e pode oferecer uma chance aos jogadores de testarem suas habilidades personagens uns contra os outros. O PvP é como se fosse um desafio especial contra um inimigo mais forte ou de mesmo nível que você.

Sessões de PvP só poderão ser feitas em ocasiões especiais e NUNCA ter prioridade sobre episódios normais agendados. Seria ideal que esses estilos de jogos acontecessem com certa freqüência também, por exemplo, 1 vez a cada 15 dias, um fim de semana especial do mês ou uma semana especial do mês dedicada somente a isso, mas isso fica a cargo dos mestres.

Existem alguns modos pelos quais o mestre e os jogadores podem combinar e chegarem a um acordo, decidindo a forma e dinâmica da disputa.

ArenaEdit

Os jogadores que escolherem esse modo batalharão entre si em duelos das seguintes categorias:

  • 1x1: Modo clássico um contra um;
  • 2x2: Dois jogadores aliados entre si contra outros dois aliados, quem sobreviver é o time vencedor;
  • 3x3: Três jogadores aliados entre si contra outros três jogadores, o time sobrevivente vence a disputa.

Uma vez que um personagem escolher seu parceiro de lutas (se não for 1x1) ele registrará um time juntamente do mestre, escolhendo um nome para esse time e um símbolo (opcional). Assim, da mesma forma que o jogador tem uma página que monitora suas reputações e pontos de glória, ele também terá uma com as suas estatísticas de combate PvP, mostrando seu time, o nome do time, os participantes, o histórico de confrontos, etc.

Cada combate pode tomar lugar numa arena diferente que possuirá aspectos ambientais diversos e interativos, da mesma forma que cada categoria pode dar prêmios e recompensas diferentes.

DeathmatchEdit

Os jogadores estão presos num local com uma barreira mágica que os impede de sair, a única forma de sair é eliminar todos os inimigos e sobrar somente um de pé, só assim o cetro mágico aparecerá para remover a energia.

Esse modo não tem limite de participantes, entretanto não é recomendável que mais de 6 jogadores participem de uma vez.

OutbreakEdit

Um grupo seleto de jogadores é transformado em mortos-vivos enquanto os outros continuam em seus estados normais. Os jogadores transformados perdem suas habilidades normais, mas ganham +1 em todos os atributos. O objetivo dos jogadores que permanecerem sadios é sobreviver à infestação sombria ou eliminar todos os zumbis, o objetivo dos jogadores transformados é matar os jogadores humanos transformando-os em zumbis também.

RecompensasEdit

Dependendo do modo de confronto, existem algumas recompensas diferenciadas, mas em geral, todos os modos recompensam Pontos de Honra para os participantes, ganhando ou perdendo. Todo modo de confronto também vai recompensar cada participante numa quantia em Moedas de Ouro, entretanto, a quantia ganha depende se o personagem/time perdeu ou venceu e do nível de cada um (o mestre dá geralmente uma quantia adequada para o nível dos participantes e seus desempenhos individuais ou de time).

Os Pontos de Honra funcionam de maneira similar aos Pontos de Glória. O Ranking de PvP classifica a posição dos participantes através da quantia de pontos que acumularam. Quanto maior a quantia de pontos, maior a participação e/ou melhor desempenho dentro das atividades de PvP.

Modalidade Média de Pontos de Honra
Arena (1x1) 50~100
Arena (2x2) 55~100
Arena (1x1) 70~120
Deathmatch 50~160 (Depende do número de participantes)
Captain's Army 55~110
Outbreak 50~100

TítulosEdit

Dependendo do ranking que os jogadores chegarem, eles podem ganhar títulos para os personagens que poderão ser usados meramente por questões estéticas/de efeito. Tais títulos geralmente tem a ver com as conquistas dos jogadores nos modos de PvP. Os títulos não são fixos e são armazenados na página de informação dos jogadores, ele pode usar qual quiser na hora em que quiser e novamente: não influenciam em nada no RPG em questão de história ou melhorias no personagem.

Alguns exemplos de títulos (eles podem mudar ou mais títulos podem ser criados por vários mestres, daí o jogador pode ter escolhas quando atingir certo ranking):

Título Requerimentos
Voluntário <nome> 50 Pontos de Honra
Soldado <nome> 150 Pontos de Honra
Mercenário <nome> 250 Pontos de Honra
Rival 

<nome>

350 Pontos de Honra
Justiceiro 

<nome>

500 Pontos de Honra
Duelista <nome> 650 Pontos de Honra
Vingador 

<nome>

750 Pontos de Honra
Campeão <nome> 850 Pontos de Honra
<nome>, o Lendário 990 Pontos de Honra
Battlemaster <nome> 1100 Pontos de Honra
<nome>, o Imortal 1400 Pontos de Honra
Arenamaster <nome> Vencer 25 partidas de Arena em qualquer modalidade
<nome>, o Sanguinário Vencer 15 partidas de Deathmatch
<nome>, o Sobrevivente Vencer 10 partidas de Outbreak

DesafiosEdit

Mais Informações sobre esse sistema podem ser encontradas clicando aqui.

Missões OfflineEdit

Nem sempre as sessões de jogo cobrem todas as aventuras e feitos dos personagens. Esse sistema permite de uma maneira relativamente simples e descompromissada, desenvolver certos aspectos da história e compreensão de conceitos gerais do mundo do RPG para os jogadores.

Usamos esse termo devido ao fato desse sistema ocorrer necessariamente fora de episódios normais e também fora de acontecimentos de PvP e Desafios. Eventualmente os mestres podem oferecer missões extras para os personagens representando um “preenchimento” de um tempo em vazio que os personagens ficaram sem fazer nada ou mesmo algo que não se passou entre os episódios comuns.

Esse sistema pode ser tanto usado em grupos quanto individualmente para cada personagem e, geralmente servem para criar uma progressão da história pessoal dos personagens ou a certa de certo assunto pelo qual se interessam, mas que devido às circunstâncias ou tempo, não puderam ocorrer dentro de um episódio normal.

As missões offlines funcionam da seguinte maneira: Geralmente o mestre dará a opção entre as missões que um personagem pode fazer (que são relevantes aos seus interesses) e o jogador escolhe uma. Após escolher, um tempo mínimo (em dias reais) vai decorrer e o mestre dirá quando esse jogador terá os resultados dessa missão. Quando esse dia chegar, o jogadorreceberá um relatório com o que aconteceu na missão, o que o personagem viu e fez. O personagem age de forma automática como se estivesse no “piloto automático” e muitas vezes o mestre pode acabar chegando em decisões importantes que ele prefere não tomar pelo “padrão de comportamento do jogador”, mas sim deixar o próprio jogador decidir. No caso, o jogador receberia a primeira parte da missão e a escolha pra fazer e então depois receberia a segunda parte e a conclusão de tudo.

Um personagem que participa de missões offline ganha EXP e pode ganhar uma quantia mínima de dinheiro e reputação. O foco desse sistema não é encher o personagem de EXP e espólios, mas sim contribuir com algum aspecto da história pessoal ou de interesse do personagem sobre algum NPC, acontecimento, localidade, item, etc.

Agora, quando e como essas missões e acontecimentos extras vão acontecer, fica a cargo dos mestres. Elas podem tanto quanto ocorrer freqüentemente, quanto não ocorrerem tanto.