FANDOM

Perícias
Nem todos os desafios que os heróis de Dragon Fantasy Saga RPG encontrarão estão somente em sangrentos combates. Muitos dos desafios testarão a paciência, habilidades físicas, motoras, mentais e até o nível de conhecimento de um personagem para determinar o que acontecerá depois. Essas, são as perícias. Um conjunto de habilidades e conhecimentos que um personagem possui e o quão bem ele desempenha aquela atividade ou quão profundo é o conhecimento do mesmo naquele assunto. As perícias vão de 0 a 5 pontos, geralmente sendo 1 ponto o representante do conhecimento mais básico e simples sobre aquela atividade. Lembrando que cada personagem só pode ter 3 pontos máximos na criação de personagem nas perícias escolhidas e um mínimo de 1 gasto em algumas delas, tendo 18 pontos totais para gastar.

EspecializaçõesEdit

Um personagem também pode ter especializações em certas perícias. Especializações significam um bônus em situações especiais que aquela categoria geral de perícias poderia cobrir, por exemplo: Um personagem que quer mentir através de uma sedução, tendo 5 pontos em sedução e sendo especializado em sedução por blefe, ganharia um bônus de +2 nessa rolagem, fazendo-o ser de certa forma melhor que outras pessoas que não são especializadas nesse tipo de atividade. É necessário que um personagem tenha gasto 3 pontos mínimos numa perícia para destrancar suas especializações diversas. As especializações só possuem um ranking máximo de 1 ponto, não podendo ser aumentadas além disso, enquanto as perícias normais vão até um ranking de 5 pontos.

Nível da Perícia Grau de conhecimento
1 Iniciante
2 Profissional
3 Experiente
4 Perito
5 Expert

Valores das especializações: (1) Especializado.

Lista de PeríciasEdit

Abaixo você encontra as 20 perícias principais com e suas especializações em baixo seguidas de um [*]. As perícias gerais também possuem entre parênteses próximos aos seus nomes os atributos-teste pelas quais são influenciadas.

Acrobacia/Atletismo (AGI ou FOR)Edit

Perícia referente as capacidades acrobáticas, de equilíbrio, de escapar de agarrões, cordas e outras coisas que tirem sua liberdade.

Especializações:

  • Reduzir Quedas: Garante um bônus de +2 em testes para reduzir o dano de quedas.
  • Escapar: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam escapar de agarrões, cordas e afins.
  • Manobras Acrobáticas: Garante um bônus de +2 em testes de execução de manobras acrobáticas.
  • Nadar: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam natação.
  • Correr: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam corrida.
  • Saltar: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam saltos.
  • Escalar: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam escaladas.

Arcanismo (INT)Edit

Representa o conhecimento intelectual do personagem sobre um assunto geral ou específico, além de engolbar naturalmente coisas como conhecimentos de monstros, magias e artefatos mágicos.

Especializações:

  • Aprofundamento em Monstros: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento de monstros.
  • Aprofundamento em Magia: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento de magias e encantamentos.
  • Aprofundamento em Artefatos: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento de artefatos especiais.

Alquimia (INT) Edit

Perícia referente ao ofício de criação de poções, admnistração de misturas, essências e componentes químicos (ler o capítulo de ofícios para maiores informações). Essa perícia também como funciona para o conhecimento desta área.

Blefe (CAR)Edit

Representa a habilidade de persuadir, enganar, manipular, mentir de maneira convincente, a capacidade de convencer, mudar a opinião de outra pessoa. Também inclui negociação e sedução baseadas em mentiras.

Especializações:

  • Sedução por Blefe: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam sedução baseadas em mentiras.
  • Negociação por Blefe: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam negociação por mentiras.
  • Convencimento por Blefe: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam convencer alguém a mudar de opinião, baseado em mentiras.
  • Manipulação: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam a manipulação das emoções ou mente de alguém.

Diplomacia (CAR)Edit

Representa a capacidade de realizar acordos, convencer pessoas, oferecer propostas e ter reações positivas. No geral, também permite negociação e sedução baseadas em verdades.

  • Sedução Honesta: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam sedução baseadas em motivos verdadeiros.
  • Negociação Honesta: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam negociações baseadas em motivos verdadeiros.
  • Convencimento Honesto: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam convencer alguém a mudar de opinião, baseado em verdades.

Emprego (X)Edit

Representa uma ocupação na qual o personagem é especializado e consegue fazer dinheiro com certa facilidade se tiver um local e tempo para trabalhar. O X representa o que o personagem quiser (balconista, garçom, guarda noturno, etc). Emprego (X) é mais eficiente em obter lucros do que Ofícios, mas não gera itens úteis para o próprio personagem em hipótese alguma. Se o personagem tiver um Emprego (X) que bate com um de seus ofícios, ele pode utilizar a menor entre as duas perícias para realizar seus testes de emprego – ganhando 50% mais lucro (ao invés dos 25% de emprego).

Furtividade (AGI)Edit

Perícia que representa as habilidades relacionadas mover-se em silêncio, esconder-se, camuflar-se, espionar e agir de forma sutil sem ser percebido.

Especializações:

  • Treinamento em Camuflagem: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam o uso ou conhecimento de camuflagem.
  • Treinamento em Esconder-se: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam ao personagem esconder-se.
  • Treinamento em Andar Sileciosamente: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam o personagem se mover silenciosamente.

História (INT)Edit

Representa o conhecimento do personagem relacionado a histórias do planeta, aspectos históricos, lendas, costumes e origem de povos ou objetos.

Especializações:

  • Aprofundamento Civilizações: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento de civilizações diversas.
  • Aprofundamento Costumes: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento de costumes de diversos povos.
  • Aprofundamento Lendas: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento de lendas históricas.

Intimidação (CAR)Edit

Representa a habilidade para intimidar outras pessoas, causar medo e forçar sua autoridade nos outros. Também inclui negociação e sedução através

Especializações:

  • Negociação Agressiva: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam negociações baseadas em agressividade e medo.
  • Sedução Agressiva: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam sedução baseadas em agressividade e medo.
  • Especialização em Terror: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam intimidação na base do medo e agressividade psicológica.

Ladinagem (AGI)Edit

Representa a habilidade do personagem de agir de forma técnica e especializada para certos fins que requerem uma certa dose de furtividade, como por exemplo: roubar, desabilitar sistemas mecânicos/armadilhas, criar e identificar uma cópia falsa de algo, etc.

Especializações:

  • Abrir Fechaduras: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam abertura de fechaduras diversas.
  • Falsificação: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam falsificação de objetos ou reconhecimento dos mesmos.
  • Armadilhas: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam desabilitar armadilhas.
  • Roubar: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam tentativas roubo.

Manha (INT ou CAR)Edit

Representa o conhecimento das ruas, saber criar contatos, conseguir informações, conhecer o submundo, saber das gírias, dos grupos criminosos, etc.

Especializações:

  • Especialização em Informantes: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam pegar informações de outras pessoas.
  • Especialização em Locais: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam encontrar lugares de interesse.

Natureza / Sobrevivência (SAB ou INT)Edit

Representa a habilidade de lidar com animais, conhecer e compreender seus comportamentos, ter conhecimento em áreas da biologia, etc. Também está relacionado com a capacidade de sobrevivência de um personagem em um ambiente diversificado, seguir rastros e também saber coletar lenha, plantas e realizar caças (relacionados a coleta de materiais para ofícios).

Especializações:

  • Biologia: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento sobre aspectos biológicos gerais ou mais complexos.
  • Sobrevivência Avançada: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam comportamentos de sobrevivência em geral.
  • Rastreamento: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam rastrear traços de algum ser vivo ou acontecimento.

Ofícios (X)Edit

Perícia que oferece profissões para os personagens escolherem O "X" representa a profissão escolhida pelo personagem, veja no capítulo 10 para ter mais detalhes e ver a lista de ofícios disponíveis para o seu personagem.

Percepção (SAB)Edit

Perícia que contém as capacidades de sentido do personagem, intuição, além da possibilidade de evitar ser pego em armadilhas e combates surpresa. Também inclui aspectos de notar as motivações reais dos outros, identificar mentiras e ler expressões.

Especializações:

  • Intuição Aprimorada: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam a intuição do personagem.
  • Especialização em Ler Expressões: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam leitura de expressões variadas.
  • Identificar Mentiras: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam tentativas de identificação de mentiras.
  • Sentidos Aprimorados: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam os sentidos do personagem.

Religião (INT)Edit

Representa o conhecimento do personagem a cerca de religiões, lendas místicas, histórias, tradições e conceitos religiosos gerais.

Especializações:

  • Aprofundamento Lendas Místicas: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento de lendas obscuras, místicas e mitologia em geral.
  • Aprofundamento Tradições: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento de tradições e rituais religiosos.
  • Aprofundamento História Religiosa: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam conhecimento de história das religiões diversas.

Sistemas (INT)Edit

Representa o conhecimento de mecanismos tecnológicos, ciências modernas, computação, operação e desativação de sistemas com alta tecnologia e coisas do tipo.

Especializações:

  • Pilotar Veículos: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam o uso de veículos com tecnologia mediana/alta.
  • Ciências Modernas: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam o uso e conhecimento de ciências modernas diversas.
  • Computação: Garante um bônus de +2 em testes que envolvam o uso de computadores e tentativas de hackear sistemas.

Socorro (INT)Edit

Representa o treinamento e conhecimento técnico de como proceder para estancar ferimentos, fazer os primeiros cuidados com os feridos, criar talas de emergência, além de estabilizar pessoas a beira da possível morte.