FANDOM

Openupimagem

O sistema de "Open Up" é um dos sistemas complementares que foram usados em algum ponto das campanhas oficiais do Dragon Fantasy Saga RPG. Esse sistema não é exclusivo do DFS e na verdade é o que chamamos de system-neutral, ou seja, pode ser usado em qualquer tipo de sistema de RPG.

O conceito foi criado, organizado e usado pela primeira vez por seu autor, Red, em uma das mesas alternativas da Forja dos Jogadores.

História Edit

O "Open Up" foi inicialmente um sistema complementar ao Arco III de Grey Avalon que foi habilitado no episódio 2 da saga, quando os heróis tiveram um tempo de viagem ao saírem de Nadarka e irem até a Ilha Mohai, de lancha. Nesse tempo de viagem, puderam conversar e se conhecerem um pouco melhor, bem como eventos futuros também possam permitir isso. 

Conceituação Edit

Durante as sessões de uma campanha nem sempre é possível explorar completamente as histórias de cada personagem e então alguns detalhes acabam sendo perdidos, ignorados ou nunca ditos. Durante o Arco I e II de Grey Avalon, os horizontes de desenvolvimento de personagem e aprofundamento em suas histórias foram explorados ao fazer quests paralelas e side-stories mais dinâmicas. Ainda assim, o método se provou muito trabalhoso e pouco recompensador de fato (embora ainda seja uma estratégia útil em alguns casos de jogo). Dessa forma, a história de um personagem acaba sendo algo "final" as vezes: você faz, entrega ao mestre e acabou, a única chance de desenvolver o seu personagem seria por meio das sessões em si. Adicionar novos detalhes e permitir o aprofundamento é algo interessante, mas nem sempre os jogadores possuem uma chance justa pra fazer isso durante as sessões.

O "Open Up" então, permite que um jogador requisite informações sobre um personagem (geralmente de outro jogador) através de uma pergunta ou uma colocação. Todos os jogadores e personagens então, terão a oportunidade de saberem mais uns sobre os outros, além de serem recompensados por isso.

Em termos de história, todas as informações adquiridas e concedidas durante um Open Up são canônicas, ou seja, os personagens tem ciência dessas informações dentro das sessões oficiais, mesmo que elas nunca tenham sido ditas em algum episódio oficial.

Funcionamento Edit

Open ups geralmente são feitos no formato de fórums ou em sub-mesas específicas de uma campanha, onde qualquer um dos jogadores ou público que acompanha, pode ter acesso para ler se desejar. Além disso, as seguintes regras geralmente se aplicam, podendo ter variantes de mestre para mestre:

  • Faça um pedido sobre algo que deseja saber sobre algum personagem. Isso pode ser uma pergunta ou uma frase. Exemplo: "Conte-me do dia que decidiu tornar-se um paladino, Griffen." ou "Qual foi a experiência mais assustadora que Granbur sofreu?".
  • O jogador escolhido deve fazer um post-resposta onde for plausível e combinado anteriormente, contando essa história em primeira pessoa, como se fosse algo contado mesmo e não uma informação jogada.
  • Quando um Open Up for feito, o grupo todo recebe +2 EXP bônus (esse valor pode ser customizado e alterado da forma que o mestre achar justo). Isso significa que: mais open ups = mais EXP = mais desenvolvimento de personagem. O inverso também funciona: menos open ups = menos exp = menos desenvolvimento de personagem. Um open up só é considerado completo quando o pedido/pergunta for atendida/respondida num tópico.
  • O mestre também pode pedir open-ups para os jogadores de vez em quando, referente à algum evento dentro do jogo.
  • Esse sistema não é obrigatório. Não responder um open up só vai fazer aquela mensagem ficar em aberto e não ganhar EXP por ela, mas os jogadores não perdem nada (fora a chance de desenvolver o personagem).

Restrições Edit

  • Um jogador só pode requisitar no máximo 2 open ups por semana (esse valor também pode ser customizado), múltiplos personagens são permitidos. Isso significa que por exemplo, o jogador A poderia pedir duas coisas diferentes para o personagem B ou uma para personagem B e outra para o personagem C.
  • Esses pedidos são resetados ao contar 7 dias depois da postagem do pedido da pessoa. Exemplo: Zézinho faz dois pedidos de open ups para Fulano no dia 15/03, isso significa que ele só poderá pedir open ups novamente no dia 22/03. Essa restrição é feita geralmente para os jogadores não abusarem de ganhar vários pontos de EXP por inúmeras perguntas na mesma semana.
  • IMPORTANTE: Evitar perguntas muito específicas a fim de revelar muita coisa sobre a história de um personagem de uma única vez. Por exemplo: "Qual o objetivo de vida de Silas?" ou essas coisas vão se revelando durante as sessões principais normalmente. Usem essa oportunidade para desenvolver OUTROS aspectos não tão óbvios de um personagem. Exemplo: "Por que Shuten se irrita tão facilmente?" ou "Alya, conte sobre uma memória da sua adolescência.", etc. Essa restrição é mais para evitar revelações muito grandes e relevantes fora do jogo e deixar as sessões em si sem conteúdo relevante da história do personagem para serem discutidos. Essa restrição geralmente só se aplica no começo de uma campanha.
  • NPCs podem ser alvos de open-ups ou não, isso fica a critério do mestre.