Fandom

Dragon Fantasy Saga Wiki

Habilidades Customizáveis

548pages on
this wiki
Add New Page
Comments0 Share

O termo "Técnica Customizável" engloba uma mecânica especial do Dragon Fantasy Saga RPG que define as habilidades de um arquétipo e de um personagem. Esse sistema permite com que os personagens criem suas próprias habilidades baseados em uma variada lista de efeitos e combinações para criarem suas técnicas. Um personagem começa com duas técnicas customizáveis, tendo uma delas com 2 slots disponíveis e a outra com somente 1 slot.

A cada aumento de nível o personagem ganha uma técnica vazia customizável que tem uma quantia de slots específicos e eventuais desvantagens. Slots são "espaços" que uma técnica pode ter onde o jogador escolherá efeitos diversos (addons) para inserir ali, ocupando assim os slots. A técnica é totalmente customizável pelo personagem, fazendo com que ele decida o nome e o que quer que ela faça.

Os slots podem ser preenchidos com “addons/efeitos” especiais que também são ganhos a cada mudança de nível. Além disso, para cada nível que o personagem sobe, ele ganha pontos de habilidade que permitem alguns efeitos especiais e reformulações nas técnicas já criadas (ou novas). Ao gastar os pontos de habilidade, um personagem só pode reobtê-los através de ocasiões e itens especiais (ou ao menos quando o mestre permitir).

Para comprar um addon para a habilidade, o jogador deve consultar a árvore de vantagens que é dividido em três categorias principais: Ataque, Especial e Passiva com suas respectivas vantagens que são destrancadas durante o desenvolvimento do personagem.

Criando uma TécnicaEdit

Ao subir de nível e destrancar uma habilidade nova em branco, o personagem pode consultar a árvore de vantagens para decidir suas escolhas de criação da nova técnica. Primeiramente ele deve escolher entre as três categorias principais (AtaqueEspecial e Passiva), pois os efeitos de diferentes árvores não se misturam umas com as outras, isso significa que os addons da categoria Ataque não podem estar na mesma técnica que os addons da categoria Especial e Passiva (e vice-versa).

Após escolher a grande categoria, é hora de escolher os addons que vão entrar, antes de tudo o jogador deve estar ciente de algumas coisas importantes:

  • A quantia de slots que a técnica daquele nível suporta;
  • O custo básico da técnica vazia e de cada addon inserido;
  • Verificar se o addon escolhido está disponível para o nível atual do personagem.
Quantia de slots para cada nível de técnica
Nível da técnica/personagem Número de slots disponíveis
1 e 2 1 slot
3 e 4 2 slots
5 e 6 3 slots
7 + 4 slots

Quando escolhendo um addon para preencher um slot, o jogador deve anotar quanto em % de MP aquele addon aumenta ou diminui no custo final da técnica, para assim permitir um cálculo do total que ela vai gastar. O jogador pode comprar addons repetidos pra múltiplas slots vazios, basta ver se o próprio addon permite ou não (se não houverem restrições, então permite).

O jogador também deve estar atento em anotar bônus de danos e todos os efeitos que a técnica proporciona, permitindo assim com que o resultado final da técnica esteja conforme os padrões. Por utilidade, recomenda-se que o jogador anote os addons usados na técnica ao enviar a versão final para a aprovação do mestre, permitindo que ele revise e veja se está tudo de acordo com as regras.

Após (ou antes de) escolher os addons para a técnica e ter todos os efeitos e custos anotados, é hora do jogador escrever a descrição e dar um nome para a técnica. Aqui a criatividade é quem manda, o jogador tem liberdade para fazer a descrição que quiser e também de escolher um nome desejado para a habilidade.

Atenção: O mestre pode vetar descrições de técnicas que não fazem sentido ou que não sejam possíveis para o personagem, seu arquétipo e seus poderes.

Alguns addons vão exigir que seu personagem possa fazer certas coisas que envolvem algum outro atributo além do principal, mesmo que não esteja especificado. Se você (jogador) não conseguir explicar COMO seu personagem usa seus atributos/raça/etc para realizar o efeito de um addon ou a descrição de uma técnica, é altamente recomendável que você refaça ela, pois ela muito provavelmente será vetada para fins de manutenção da realidade e fidelidade ao que o sistema e a história propõem.

Um exemplo: o addon “Ao meu comando” está diretamente ligado ao atributo de dano Liderança e não faz muito sentido incluir outro atributo. Com um pouco de trabalho, é possível se criar situações em que o atributo Magia possa ser usado de forma equivalente. Mas seria muito difícil de criar algo que explicasse como, por exemplo, o atributo Arma estaria fazendo esse efeito.

Usando Pontos de HabilidadeEdit

Para cada nível que o personagem sobe, ele ganha pontos de habilidade que podem ser usados para melhorias específicas nas técnicas customizáveis. Abaixo está a lista de possibilidades que o uso destes pontos permite:

  • 1 Ponto: Permite recriar a técnica da forma que o jogador quiser, isso inclui somente "apagar" os addons comprados e reescolher os que irão para a técnica. A descrição e nome da técnica ainda se mantêem (não recomendável abusar muito desta opção para manter a ordem);
  • 2 Pontos: Cria uma nova técnica customizável com 1 Slot. Número máximo de Slots fica sendo igual a 4 caso o personagem decida melhorá-la (ver abaixo);
  • (Nova quantidade de Slots x 2): Aumenta a quantidade de slots de uma técnica em +1. Exemplo: Jogador A deseja aumentar a quantia de slots numa técnica existente de 1 slot para 3 (aumento de 2 slots), ele deve então pagar uma quantia equivalente a: 4 Pontos de Habilidade (2x2 = 4);
  • (Nível atual do personagem x 2), com no mínimo de 2 e máximo de 14 pontos gastos: Cria uma nova técnica com número de Slots equivalentes e apropriados ao nível atual do personagem. Exemplo: Jogador B deseja usar esse recurso, e ele se encontra no nível 3, então ele gastará 6 Pontos de habilidade para criar uma nova habilidade em branco com 2 Slots prontos para uso, conforme descrito aqui.

Categorias de TécnicasEdit

As técnicas estão divididas em três categorias distintas: Ataque, Passiva e Especial. Abaixo se encontra uma breve esplicação sobre cada uma delas.

Forma de AtaqueEdit

Dano: 1d6 + Atributo número 1 (o jogador escolhe, mas geralmente é o seu principal)

Custo Mínimo: 5% MP

Descrição: Uma técnica feita como um ataque em um alvo. Consomem o turno do usuário quando utilizadas e também podem ser utilizadas em defesas/contra-ataques.

Forma PassivaEdit

Efeito: Concede bônus constantes enquanto estiver ligada. Não faz absolutamente nada sem ter slots preenchidos.

Custo mínimo: 5% do MP por rodada (é substituído se houver a adição de addons que tenham outros custos).

Descrição: Uma técnica passiva pode estar ativa ou desativada. Ativar consome o Custo da técnica em MP e ela fica ativa até o início do próximo turno do usuário, dando seus benefícios. No início do seu próximo turno, o personagem pode decidir se mantém ela ativa (pagando, novamente, o seu custo) ou se a desativa. Um personagem pode ativar ou desativar quantas técnicas passivas ele quiser no seu turno.

Forma EspecialEdit

Efeito: Efeitos que não encaixam nas outras categorias.

Custo inicial: 0% do MP. Definido pelos addons.

Descrição: Uma técnica desse tipo é, na verdade, como se fosse um cinto de utilidades do batman: cada addon da técnica é uma mini-técnica que pode ser utilizada por conta própria. É recomendável que os jogadores criem técnicas nas quais todos os efeitos “encaixam”, como partes de um todo, embora não seja obrigatório. Cada addon tem seu próprio custo e pode ser ativado a vontade durante o turno do personagem.

Lista de Efeitos Para as HabilidadesEdit

Os addons disponíveis podem ser encontrados aqui. Basta abrir o link e navegar através da página.