Fandom

Dragon Fantasy Saga Wiki

Espírito de Luta (ESP)

548pages on
this wiki
Add New Page
Comments0 Share

Espírito de Luta (ou ESP) é um dos três atributos da categoria Atributos Especiais que um personagem pode ter.

FunçãoEdit

Esse atributo representa a quantidade de vezes que seu personagem é capaz de buscar forças internas e fortificar sua vontade para se recuperar / enfrentar ferimentos. Em sessões comuns, todos os personagens possuem uma quantidade de pontos de Espírito de Luta igual a:

Sabedoria de Combate aumentada em 2.

A cura base para espírito de luta é:

2 + Sabedoria de Combate.

Recobrando Espíritos de LutasEdit

Toda vez que o personagem descansar questão de 6 à 8 horas, sua quantidade de pontos retorna ao máximo. O narrador pode decidir não conceder essa recuperação em situações especiais.

UsoEdit

Personagens só podem utilizar seu espirito de luta em combate por efeitos, não existindo uma ação para isso. Addons de Formas Especiais (Ver: Habilidades Customizáveis) que permitem a utilização de espírito de luta nunca irão permitir o uso no personagem que tem a técnica que permitiu tal efeito, sempre terão condições especiais.

Caso um personagem com Socorrer (Perícia) ou uma habilidade que permita o gasto de Espírito de Luta com cura bônus esteja presente, esses gastos fora de combate curam em 1d6 pontos extras. O narrador pode exigir testes de Socorrer para dar esse Bônus, caso apropriado.

A cura por Espírito de Luta não significa ferimentos se fechando e aflições desaparecendo. Simboliza apenas o personagem vencendo suas dores e voltando a dar 100% de seu potencial. O narrador deve limpar ferimentos no personagem apenas quando for relevante pela história.

A quantidade de pontos disponíveis a um personagem devem caber de forma bem "apertada" durante uma aventura de tamanho médio. Caso estejam durando muito (ou pouco) o cálculo da quantidade será alterado para encaixar. Esse é o tipo de coisa que pode mudar drasticamente de um narrador para o outro e é necessário achar um número que funcione bem na maior quantidade possível de casos.

A quantidade curada deve ser pequena a ponto de não ser uma tática invencível, mas grande o suficiente para ser desejável.