FANDOM


DF-LogoREDSmall

O Dragon Fantasy Saga é um sistema de RPG criado por Guilherme A.M "Kronos", Pedro Casanova "Cogu" e Caio C.K. Santos "Toja" com a ajuda de um amigo próximo dos mesmos (Red). Com a pretensão de ser um sistema relativamente simples e que permite uma alta customização e flexibilidade para os jogadores (e o mestre), o conteúdo desenvolvido trabalha em harmonia e funciona de maneira sofisticada enquanto mantém o toque de simplicidade.

História

O projeto começou originalmente em 06 de junho de 2012 e inicialmente trabalhava em cima de modificações e adaptações do sistema 2d6 criado originalmente pelo "Tio" Nitro (Newton Rocha). Após um longo processo de customização e adaptação de novos aspectos para o sistema 2d6 suprir os requisitos e necessidades dos criadores, o esqueleto e regras gerais do 2d6 foram abandonados e o grupo passou a dar seus próprios passos e gerar idéias próprias.

Já no fim de 2012, o sistema contava com muitas informações conteúdo produzido, que lentamente foram condensados e aperfeiçoados até chegarem na versão 1.0 do manual básico.

Na metade de 2013, o Arco I da campanha narrada pelos criadores foi ao ar, com três grupos compostos de cinco jogadores cada. A premissa era a de viver uma história vista de lados, continentes e culturas diferentes. Além disso, os três grupos se uniam em uma dimensão do passado à época de jogo de seus personagens, a uma dimensão onde eles viviam eles mesmos e descobriam estranhos mistérios relacionados ao mundo dos sonhos e bizarros personagens que neles apareciam.

Com o término da primeira campanha, o sucesso foi grande e o sistema ganhou vários fãs e novos jogadores / mestres. No fim de 2013 e o começo de 2014, a versão 2.5 do sistema foi lançada trazendo inúmeras novidades e melhorias, contando também com o segundo arco oficial de aventuras. Paralelo à isso, nasceu também grupo oficial do RPG no facebook, onde várias mesas, memórias, amizades e lendas nasceram.

Em julho de 2014 a versão 3.0 do sistema foi lançada, trazendo várias correções e melhorias. Além disso, o manual básico foi todo refeito em seu aspecto visual, ficando mais dinâmico, limpo e esteticamente mais agradável.

Desde então, o sistema só tem crescido e ampliando horizontes!

Particularidades

Diferentemente dos sistemas de RPG mais conhecidos, o DFS (Dragon Fantasy Saga) tem uma visão mais flexível e que valoriza a liberdade do jogador, mestre e dos personagens para serem e fazerem o que quiserem. Através de sistemas como o de Arquétipos, Habilidades Customizáveis e atributos que em essência são simples mas podem se tornar aprofundados, o DFS se mantém nos trilhos de um RPG clássico mas permite também que cada personagem, grupo e campanha sejam totalmente únicos e com características bem particulares.

O DFS valoriza a escolha particular de cada mestre e jogador, permitindo uma ampla quantidade de House Rules (regras da casa), ou seja, um mestre pode adicionar maior complexidade e algumas características a mais para seus monstros (como resistências especiais e elementais, movimentação, línguas, etc) e seu cenário da forma que desejar. Da mesma forma, um jogador não será necessariamente obrigado a seguir uma "Classe" como é comum nos RPGs mais clássicos como Dungeons & Dragons. O sistema de Arquétipos é mais subjetivo e flexível, e não trata exatamente de uma mecânica, mas sim de conceitos que orientam um jogador a interpretar e construir seu personagem de forma que ele seja sempre único.

O sistema do DFS não possui exatamente um cenário ou ambientação para qual funcione melhor. Entretanto, o sistema é propício a misturar aspectos da realidade atual com campanhas fantásticas e até mesmo medievais, o que for do gosto do mestre.

Regras

O DFS possui algumas regras para aqueles que participam ou querem participar em algum momento das campanhas oficiais. Para saber quais são, clique aqui.

O Sistema

Caso se interesse, você pode encontrar os aspectos centrais do sistema nesse link. (AVISO: Essas páginas raramente são atualizadas, recomenda-se sempre usar a última versão do manual para ter maior fidelidade ao sistema em como ele está).

A Wiki

GiantOrc Sprite

Essa wiki foi criada justamente para manter um banco de dados atualizado e funcional tanto de novas versões quanto de campanhas atuais e passadas. Nós atualmente temos 548 artigos e você pode nos ajudar a criar mais ou editar artigos existentes. Ajude-nos a expandir esse mundo!

Draconian1

Essa wiki serve para reunir toda informação possível sobre personagens, itens, jogadores, campanhas, lugares, inimigos, npcs, informações do sistema e discussões. Entretanto, mantenha a ordem e bom uso das informações para não prejudicar a si mesmo e aos outros. Lembrando que desordeiros e outros podem ser banidos permanentemente de editar a wiki.

A Dragon Fantasy Saga Wiki precisa da sua ajuda para se expandir e criar mais fontes de informação úteis! Sinta-se livre pra criar um artigo ou página que ainda não foi criado.

Existem diversas coisas que você pode fazer enquanto estiver pela wiki, como:

  • Editar a sua página pessoal
  • Escrever postagens no blog da wiki
  • Criar novos artigos
  • Discutir coisas sobre a wiki ou coisas diversas nas páginas de conversa de outros contribuintes
  • E muito mais!

Sinta-se livre para contactar os administradores dessa wiki:

Divirta-se!

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.