FANDOM


Atributos

Diferentes compras de atributos formam personagens diferentes e com particularidades.

Os atributos definem os fatores que constituem o personagem. Se ele é forte ou fraco, rápido ou lento, inteligente ou não, astuto ou disperso... é o mapa do seu personagem! Cada atributo possui vantagens em testes, em dano, e outros fatores.

CriaçãoEdit

Os personagens começam com 20 pontos de experiência na criação para distribuir entre Atributos Primários e Atributos de Dano. O personagem também ganha 18 pontos (não de experiência, pontos normais com valor 1=1) para distribuir nos Atributos de Teste. Atributos especiais não podem ser comprados e aumentam de forma passiva e automática.

TiposEdit

Os personagens possuem quatro categorias de atributos: Atributos Primários, Atributos de Dano, Atributos de Teste e Atributos Especiais.

Atributos PrimáriosEdit

São apenas dois: Ataque e Defesa, esses dois atributos são essenciais no RPG inteiro. Eles vão ajudar a definir o rumo dos combates e outras coisas importantes.

Atributos EspeciaisEdit

Essa categoria engloba somente três atributos: Resistência, Sabedoria de Combate  e Espírito de luta, que não se encaixam nas outras definições e categorias mais gerais. Eles não são exatamente um atributo, mas ao mesmo tempo, são. Leia abaixo para compreender melhor.

Atributos de DanoEdit

São 6 atributos totais e estão intimamente ligados com testes de dano do personagem. Em suma, são categorias bem abrangentes que quando melhoradas, aumentam o dano do personagem em determinada área. Também ajudam a definir alguns outros eventuais testes ou disputas que podem vir a acontecer.

Exe con

Atributos de TesteEdit

Esses atributos são usados para testes especiais em situações específicas. Eles representam aspectos que todo personagem contém desde o início até o fim de sua vida. Esses atributos raramente são usados em combate mas ainda possuem uma grande importância para a vida do personagem, como em testes de perícias e outros.

  • Agilidade (AGI)  A velocidade, agilidade de um personagem. Mede a coordenação entre olhos e mãos, reflexos, equilíbrio e velocidade. Esse atributo controla a velocidade de movimentação do personagem e capacidade de reação do mesmo.
  • Força (FOR)  A força física do personagem. O Atributo Força é utilizado em testes que envolvem a potência física básica do personagem, regulando a capacidade de carga do personagem. Esse atributo é prevalente em personagens com foco na ação e na força física, como guerreiros, bárbaros, etc. Um exemplo do uso de força é, por exemplo, em disputas de força, arrombar portas, etc. A força do personagem também determina quantos itens ele pode carregar consigo em seu inventário, para saber mais, consulte o capítulo 7 (equipamentos).
  • Força de Vontade (FV)  A capacidade interior do personagem de superar seus próprios limites, encontrar forças ocultas, vencer efeitos de dominação mental, confusão e outras coisas que necessitem de uma concentração extrema.
  • Constituição (CON)  Em paralelo com "Defesa" representa a capacidade de Vigor do personagem, o quão bem ele aguenta impactos e se ele se cansa fácil ou não. Representa também seu metabolismo e facilidade em ficar doente ou não.
  • Inteligência (INT)  A capacidade de raciocínio intelectual, a capacidade de aprendizado e a memória de um personagem. O atributo é usado em que envolvem solução de enigmas, decifração de códigos, estratégias militares, aprendizado e conhecimento de novos idiomas, capacidade de aprender novas magias ou novos conhecimentos, pesquisas acadêmicas, uso de computadores, etc.
    Exe int
  • Sabedoria (SAB)  A intuição, sensibilidade e conhecimento intuitivo de um personagem. Usada em testes que envolvem ouvir, perceber, ver, intuir perigo, perceber motivação, visualizar um alvo, perceber energias místicas ou presenças sobrenaturais.
  • Carisma (CAR)  O carisma social de um personagem, capacidade de influenciar pessoas, convencer, seduzir, etc. CAR é usado em testes que envolvem interação social, disputas de discursos, demonstrações artísticas, etc.

RegrasEdit

  • Os personagens começam com 20 pontos de experiência na criação para distribuir entre Atributos Primários e Atributos de dano. O personagem também ganha 18 pontos (não de experiência, pontos normais com valor 1:1) para distribuir nos Atributos de Teste.
  • Não existe um limite máximo para os atributos, entretanto, na criação o máximo de pontos que qualquer atributo da categoria "Atributos de Teste" pode ir, é até 5 somente.
  • Não existem limites de pontos em um atributo durante a criação de personagem, mas mantenha em mente que gastar todos os pontos em um ou dois atributos específicos vai gerar deficiências em outros;
  • Atributos de Teste são os únicos atributos que não são aumentados pelo jogador. Eles se mantêem fixos até o fim da vida do personagem, representando suas características mais inatas e intrínsecas.
  • Dependendo da quantia de um atributo, são necessários mais pontos de experiência para aumentá-los, os custos são:
Nível do atributo Custo de Aprimoramento
0 0 (+5) = 5
1 5 (+5) = 10
2 10 (+5) = 15
3 15 (+5) = 20
4 20 (+5) = 25
5 25 (+5) = 30

O nível 6 custaria 35 pontos e assim por diante.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.