FANDOM

Alter-ego

Exemplos de alter-egos (Yuri, a esquerda e Airi a direita).

Alter ego ou alterego (do latim alter = outro egus = eu) pode ser entendido literalmente como outro eu, outra personalidade de uma mesma pessoa. Para algumas teorias da psicologia, o alter ego é um outro eu inconsciente. Em alguns trechos de literatura, o termo é tido a partir de um ponto de vista filosófico, que significa um "segundo eu" com o sentido de "um amigo de confiança".

Outros significadosEdit

Em alguns outros trabalhos de literatura, o termo alter ego é descrito como personagens distintos que são semelhantes ou possuem alguma conexão psicológica, seja pelo comportamento, fala, pensamentos ou representações dos mesmos. O termo também é usado para descrever o melhor amigo de um personagem em alguma história. Em outros lugares, o termo assume o sentido de persona, como se fosse uma máscara ou forma que um ator toma para representar algo.

A existência de "outro eu" foi reconhecida por volta de 1730 quanto Anton Mesmer usou a hipnose para separar a mente consciente do alter ego (inconsciente). Esses experimentos mostraram uma diferença de padrões de comportamento que eram distoentes em relação a personalidade do indivíduo quando o mesmo estava acordado, comparado com quando entrara em hipnose. É como se um estado alterado de consciência fosse atingido e uma outra pessoa assumisse o controle do corpo, mas ao mesmo tempo, sem ser outra pessoa.

No RPGEdit

Alterego1 r1 c2-799686

Dois lados de uma mesma moeda.

Não muito diferente do explicado previamente, o termo 

"alter-ego" no Dragon Fantasy Saga RPG é usado para descrever o outro lado de um personagem, que geralmente está na dimensão real. O alter-ego geralmente é uma persona mergulhada no inconsciente do indivíduo que pode ser acessado através de seus sonhos. Logo, somente os que possuem acesso e lucidez completa conseguem ver e agir como se fossem seus alter egos, e por isso são chamados de sonhadores.

O mesmo conceito vale para os lado da dimensão fantástica, onde os chamados "alter-egos" também possuem alter-egos, que são os personagens da dimensão real e vice-versa.

Segundo descobertas feitas pelo Instituto Sagas, um alter-ego está altamente relacionado com a sua contra-parte, onde os mesmos compartilham de sinais mentais, emocionais e vitais, embora isso não tenha uma explicação muito sólida e bem definida. Alguns estudiosos também arriscam teorias dizendo que alter-egos são na verdade representações do espírito da pessoa em épocas diferentes de existência, como se fossem reencarnações, mas isso também não foi confirmado.